O Mistério da Saúde informou que o Brasil contabiliza 29 casos confirmados de intoxicação por metanol decorrente da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. O número representa um aumento de cinco casos em relação ao último balanço divulgado.
A maior parte dos casos confirmados está concentrada no estado de São Paulo, com 25 registros, seguido pelo Paraná, com três, e Rio Grande do Sul, com um. Ao todo, há 217 notificações ainda em investigação, número que diminuiu em comparação ao levantamento anterior, que apontava 235 suspeitas.
Além disso, o número de casos suspeitos descartados subiu para 249. São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul permanecem como os únicos estados com casos confirmados até o momento.
No estado de São Paulo, há atualmente 160 notificações em apuração, o que corresponde a quase 74% do total registrado no país. Outros estados com casos suspeitos incluem Pernambuco (31), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (3), Goiás (2), Alagoas (1), Bahia (1), Ceará (1), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1) e Rondônia (1).
Até agora, não houve confirmação de novos óbitos causados por intoxicação por metanol desde o último relatório. As cinco mortes confirmadas ocorreram no estado de São Paulo, onde ainda são investigados 12 óbitos suspeitos relacionados à ingestão do produto.
Os casos sob investigação estão distribuídos entre Ceará (1), Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (3) e São Paulo (6).
FONTE: AGÊNCIA BRASIL
IMAGEM-FOTO: SANDRO ARAÚJO – AGÊNCIA SAÚDE | DF












